Mais uma vez nesta semana, dezenas de milhares de famílias em Santa Maria vão se deparar com torneiras vazias em casa. As regiões Oeste, Leste e as cercanias do Bairro Nossa Senhora de Lourdes são atingidas.
Na Região Oeste, em bairros populosos como Tancredo Neves e Nova Santa Marta, um rompimento na rede de distribuição causa a falta d'água deste a madrugada. A previsão era de que o abastecimento fosse retomado nesta manhã, mas a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) estendeu o prazo para normalização, ao alegar necessidade de conserto em um distribuidor de água e abertura de hidrantes para expurgo da rede. A previsão é que o serviço normalize, nesta região, ainda na tarde de hoje.
Na outra ponta da cidade, na Região Leste, moradores de Camobi, Arroio Grande e localidades próximas (confira lista abaixo) ficam desabastecidos por conta de uma manobra operacional que é feita pela Corsan, na altura da Avenida Osvaldo Cruz. Essa obra teve inicio ainda na noite de quarta e pelo menos 10 mil residências são atingidas. Por ali, a expectativa é que a água volte em parte dos pontos por volta das 15h desta quinta. Alguns pontos dessa região são prejudicados ainda por um rompimento de rede, o que pode estender a falta d'água até a noite.
A essas ocorrências se soma, no final da manhã desta quinta, um rompimento de rede na Rua Motorista Mariano, que causa desabastecimento no Bairro Nossa Senhora De Lourdes, Vila São Luis, Vila Roemer, Vila Belém, Vila Rolim.
Região Leste de Santa Maria sofre com falta de água com frequência
Para notificar a falta'água, a Corsan recomenda que o cliente ligue para o atendimento 24h da empresa, no 0800 646 6444.
ÁGUA ESCURA
Ainda nesta quinta-feira, moradores da Região Oeste registraram água escura saindo das torneiras.
A explicação da água escura, em alguns imóveis, acontece durante a abertura de hidrantes e garante que a água não é contaminada, de acordo com José Epstein, superintendente da Corsan. Ele explica que quando uma rede é esvaziada e depois a água volta a circular, é possível registrar essa cor. Isso ocorre por causa da presença do manganês, presente na barragem do DNOS, e que às vezes acaba ficando na tubulação. Nesses casos, é preciso deixar a água ficar com a cor normal. O cliente pode acionar a Corsan pelo telefone para que um técnico faça uma espécie de expurgo.
Confira abaixo quais locais ficam sem água, por região da cidade.
LOCALIDADES NA REGIÃO OESTE
- Bela União
- Boi Morto
- Caturrita
- Cohab Santa Marta
- Cohab Tancredo Neves
- Distrito Industrial
- Jordânia
- Juscelino Kubitschek
- Núcleo Central Nova Santa Marta
- Alto Da Boa Vista
- Vila Dez De Outubro
- Vila Sete De Dezembro
- Marista I E II
- Pôr Do Sol
- Vila Dezoito De Abril
- Parque Pinheiro Machado
- Portão Branco
- Residencial Lopes
- Santa Catarina
- Santo Antão
- São João
- São Serafim
- Vila Cauduro
- Vila Prado
LOCALIDADES NA REGIÃO LESTE
- Alto Da Colina
- Arroio Grande
- Camobi
- Cerrito
- Cohab Fernando Ferrari
- Estação Colônia
- Galápagos
- Jardim Lindóia
- João Luiz Pozzobon
- Loteamento Leonel Brizola
- Maringá
- Novo Horizonte
- Ouro Verde
- Parque Do Sol
- Parque Res. Sarandi
- Parque Universitário
- Res. Monte Bello I, II e III
- Residencial Camobi
- Residencial Dom Ivo
- Residencial Moradas
- Residencial Santa Lúcia
- Residencial Terra Nova
- Residencial Zilda Arns
- Santa Brígida, São José
- São Marcos
- UFSM
- Vila Assunção
- Vila Figueira
- Vila Palmares
- Vila Presidente Vargas
- Vila Santos Dumont
- Vila Tereza
- Vila Tonetto